quarta-feira, 9 de abril de 2008

Ônibus

O rapaz estava sentado ao banco, devaneando com as imagens que surgiam à janela daquele ônibus. o veículo já estava lotado e ele se distraia com pensamentos banais.

Olhando vez ou outra para frente ele se depara com uma moça perto da roleta, de pé, uma mochila pendia do seu ombro direito e um fichário era seguro pela mão esquerda, seus cabelos dourados irradiavam luz, apesar de ser apenas reflexo da luz do sol àquela hora da manhã, não era o que ele via.
Sua roupa marcava o corpo jovem da garota, camiseta colorida e uma calça de cós baixo em tom verde. os olhos azuis brilhavam no rostinho arredondado e sua pele alva destoava da maioria das pessoas dentro no carro.

O rapaz parou por uns instantes, admirou a beleza daquela moça. ela já pegara muitas vezes o mesmo carro q ele, mas estranhamente ele não tinha reparado nela. Passou-se algum tempo, entra e sai de pessoas, a menina para ficar mais confortável sai de onde estava e para exatamente ao lado do rapaz q a admirava. cordialmente ele toca em sua mão estendida sobre o banco da frente e pergunta:

_Posso segurar seu material?

Ela sorri e o entrega o fichário. ele pede a mochila também e ela o entrega. Ele se surpreende com o peso, devia ter uns 5 quilos ali dentro, ele apóia por sobre suas pernas e a viagem segue.

minutos depois o lugar ao lado do rapaz vaga e a moça se senta. Ele passa o material para ela e fala:

_nossa seu braço deve estar doendo, você ficou mais de meia hora ali na frente segurando sua mochila!

ela sorriu novamente e disse:

_não, já estou acostumada!

mais uma vez ele admirou o sorriso da moça, não perguntou seu nome, que tolice, era a hora certa, havia iniciado uma conversa, ao invés disso voltou a pensar no nada e em tudo ao mesmo tempo e quando viu já era hora de descer para sua aula, além disso ela estava estudando e ele não queria atrapalhar.

O rapaz levantou-se e disse a moça, "Tchau!", ela sorriu de novo e respondeu a ele.

***

No dia seguinte lá estava o rapaz novamente sentado e absorto em pensamentos. o onibus para e a moça dos cabelos dourados, olhos azuis e rostinho arredondado sobe!
Um arrepio percorre a espinha do garoto,sentado e solitário, todavia acompanhado por estranhos naquele veículo lotado novamente, ela anda um pouco e fica próximo a ele, mas de costas. Ele decide não pedir pra segurar sua mochila dessa vez, fica quieto só a olha sem que perceba e a viagem segue.

em dado momento, mais um entra e sai, a moça se vira e fica ao lado do rapaz, ele então toca a mão dela, como no dia anterior, a moça se vira indagativa e escuta, "posso segurar?" ela responde, "Ah!" e ele repara algo mais em seu olhar, uma espécie de resposta, algo como, achei que não iria se oferecer... ele pegou o material e a continuou a vagar em pensamentos.

Antes de descer no ponto de sempre, ele devolveu o material e disse novamente, ”Tchau!” e a moça com um sorriso o respondeu.

***

Na semana seguinte mais um encontro, desta vez ela se sentara no banco vago logo a frente do rapaz ele só a olhava. Ela olhou para trás como que procurando alguma coisa e seus olhos azuis fitaram os do rapaz, um sorriso nasceu em seu rosto e um “oi!” formou-se logo em seguida. Sorriso retribuído, o coração do estudante se aqueceu, sentia-se recompensado por aquele cumprimento, ficou a pensar sobre isso q mal percebera que a viagem estava terminando. Ele levantou, tocou o ombro da menina e disse mais um “tchau!” como os anteriores e ela o respondeu com o sorriso radiante de sempre.

***

Sonolento, o estudante sentou-se ao banco do ônibus, havia passado a noite anterior terminando um exercício deveras difícil, tentou por vezes até realmente encontrar o resultado. Qualquer outro teria ido dormir, mas ele sentia que deveria vencer aquele desafio e as provas estavam à porta, era melhor fechar o ano no terceiro semestre a ficar esperando pontos no ultimo. Sentou-se na janela desta vez, encostou sua cabeça à janela e nem percebeu quando o ônibus saiu do ponto.
Despertou com um movimento ao seu lado, ainda meio sonado olhou para o lado e viu uma cabeleira loira cobrindo o rosto de uma jovem que colocava alguma coisa na mochila. Era a garota. Quando ela terminou percebeu q estavam a observa-la, virou-se para o lado e disse, “Oi! Sou a Karla, acho q já é hora de sabermos nossos nomes, não?”

Ainda meio surpreso o rapaz responde, “ah, sim, verdade... sou o Miguel!”

Iniciou-se uma conversa, nossa, pareciam amigos de anos e os assuntos eram diversos, começou com coisas comuns de colégio, passou por música, um pouco de moda, computadores, pizzas, refrigerantes...

_Você já provou aquele guaraná novo?_ Pergunta o rapaz.
_aquele que deixa uma sensação de bala de menta? Ah amei, muito legal!

A certa altura o Miguel vê seu ponto se aproximar.

_karla tenho de descer...
_eu sei anjinho...
_vocêm me dá o seu numero?
_claro! Me liga hoje de tarde?
_Ligo sim!
Então toma!

O rapaz pega o pequeno papel com o numero da moça, dobra e põe no bolso, dá o sinal e diz:

_Tchau Karla! Até daqui a pouco!
_Tchau Miguel! Vou te aguardar!

Ele desce do ônibus com a agradável sensação de ter agradado...
Uma bela história se iniciava.

Nenhum comentário: