quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O Pequeno Príncipe


Já tem um bom tempo que recebi por email uma cópia em pdf de O pequeno príncipe, lia algunas passagens por alto, mas não li a obra inteira. Este ano, porém, Ester me deu o livro de presente. Depois de ler a história um tanto melancólica do único habitante de B612 e perceber as alegorias contidas em cada capítulo, além de me sentir grato pelo belo presente, triste com o desfecho da história, ainda fui acometido pela nostalgia.

Quem tem a mesma faixa etária que eu deve se lembrar das aventuras de um príncipe de cachos dourados túnica azul e um lenço amarelo enrolado ao pescoço. Sendo fiel à descrição do autor do clássico, Saint-Exupéry, e com uma pequena modificação na história, a Knack Produtions desenvolveu uma animação de 35 episódios, estreando em julho de 1982 no Japão o anime As Aventuras do Pequeno Príncipe (星の王子さま プチ・プランス, Hoshi no Ōjisama Puchi Puransu).

A história é narrada pelo mesmo personagem que conta a história do livro, e com uma narrativa semelhante à de animes como Angel, a identificação com a obra literária é imediata.

O tom melancólico e os dramas dos personagens que se apresentam durante as viagens do Pequeno Príncipe nos lembram das alegorias do livro, embora sejam apresentadas de maneira direta.

O mote do desenho é claro: o pequeno ao fazer uma nova amizade, se sente envolvido por algum tipo de problema existente na vida do novo amigo e tenta resolve-lo, ajundao o outro a crescer e crescendo com o aprendizado.

Amigos como o pequeno príncipe são raros nos dias de hoje…

Para matar um pouco a saudade do menininho otimista, dono da rosa mais bela e orgulhosa do universo, basta clicar nos videos abaixo:








Fonte: http://www.infantv.com.br/principe.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/The_Adventures_of_the_Little_Prince_(TV_series)

2 comentários:

Zerfas disse...

Realmente é nostalgico!
Lembro do desenho e das tardes em casa.
Beijinhos!

Anônimo disse...

Eu simplesmente AMO esse livro!
Já li várias vezes... é perfeito, vale a pena ler e reler e re-reler!!!
O meu era da minha mãe, ela também adorava!! Tanto que vou colocar contact na capa pq esse e um livro que quero passar pros meus filhos!

Eu assistia o desenho na TV! Adorava também!

Acho que todos nós deveriamos ter um Pequeno Principe por perto!

Beijos!!!
Feliz Ano Novo!
Que seja iluminado!

Obs.: vou colocar vc nos meus link do blog, ok!