segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Dia do Gaúcho 20 de setembro

Sou gaúcho forte, campeando vivo
Livre das iras da ambição funesta;
Tenho por teto do meu rancho a palha,
Por leito o pala, ao dormir a sesta.
Monto a cavalo, na garupa a mala,
Facão na cinta, lá vou eu mui concho;
E nas carreiras, quem me faz mau jogo?
Quem, atrevido, me pisou no poncho?
João Simões Lopes Neto


No dia 20 de setembro é comemorado o dia do Gaúcho, sendo essa a data do início da Revolução Farroupilha.

Fred Fagundes, dono do Quem Matou a Tangerina, comemorou a semana Farroupilha com postagens sobre História, Musica e curiosidades do Rio Grande do Sul. Claro que criticas a sua semana de comemoração pessoal aconteceram, totalmente desnecessárias, afinal de contas o blog é dele e ninguém é obrigado a ler.

http://www.quemmatouatangerina.com/2008/09/15/bergamota/

http://www.quemmatouatangerina.com/2008/09/16/musica-gaucha/

http://www.quemmatouatangerina.com/2008/09/18/gauches/

http://www.quemmatouatangerina.com/2008/09/20/sirvam-nossas-facanhas-de-modelo-a-toda-terra/



Eu, como bom gaudério, também comemorei a semana Farroupilha, infelizmente, não na minha cidade natal como eu gostaria, mas aqui mesmo, pilchado do dia 14 ao dia 21.

Como já postei sobre os meus sentimentos para com minha terra guerreira, hoje apenas escreverei sobre algumas curiosidades sobre o final da Guerra dos Farrapos: O Tratado de Poncho Verde.

Questões sobre o Tratado
1 - o Império jamais reconheceu formalmente a criação de um Estado Republicano no Rio Grande , motivo pelo qual os documentos oficiais foram ocultados. No Documento Convenção de Paz entre o Brasil e os republicanos não consta a palavra anistia, que , se usada, descaracterizaria a independência


2 - o representante da República foi
David Canabarro. Os principais líderes, criadores e comandantes da República beligerante não estavam presentes no ato da assinatura. O Tratado não foi assinado pelo Presidente da República Gomes Jardim. Seu líder máximo, Bento Gonçalves da Silva havia se afastado por motivo de uma enfermidade que o levaria a morte 2 anos após. Há que se salientar, todavia, que o General Canabarro encontrava-se como comandante em-chefe das forças republicanas à altura da Convenção.O representante do Império foi o Barão de Caxias, que havia recebido poderes para tanto através de Decreto.

3 - descumprimento: mesmo que as condições para deposição das armas republicanas tivessem o status de tratado legítimo, ele exigiria a partir do cumprimento de suas cláusulas, o que não se verificou:
· os farrapos não escolheram seu
presidente provincial, e o barão de Caxuas, General Luís Alves de Lima e Silva, foi indicado senador do Umpério;
· o Império não ressarciu integralmente as dívidas de Guerra contraídas pela província do Rio Grande do Sul, tendo essas não sido devidamente contabilizadas e tendo sido pago, a alguns, uma irrisória porcentagem das perdas;

· não houve a libertação de todos escravos que lutaram no Exército farroupilha, afim de se evitar a insurgência dos negros pelo resto do Império. Alguns foram devolvidos aos seus donos, mediante revindicação, outros foram levados para o Rio de Janeiro e vendidos a outros senhores.[carece de fontes?]. Os que faziam parte do corpo de Lanceiros negros comandados por Davi Canabarro foram massacrados na Batalha de Porongos ou massacre de Porongos. 120 foram mandados incorporar pelo Barão de Caxias aos três Regimentos de Cavalaria de Linha do Exército na Província.

4 - permaneceram sequelas, inclusive entre as dissidências farroupilhas. É factual o assassinato ( em 1860) de
Vicente da Fontoura, que liderava o grupo anti-Bento Gonçalves . Tais antagonismos afloraram novamente na Revolução Federalista de 1893. Tal processo compleou-se com a Revolução de 1923 . As correntes riograndenses antagônicas uniram-se na ascensão de Getúlio Vargas à presidência da República do Brasil em 1930.

Numa hipótese de nulidade do Tratado de Poncho Verde , por inexistência formal ou incompetência dos signatários, a República remanescente nos dias posteriores careceria de soberania, pois não detém os requisitos que a legitimem :

Não detém o monopólio da força, já que deixou de ter Exército próprio : sedia o comando militar do sul, do
Exército Brasileiro.

Sua administração não é independente da
União, dentro do pacto federativo brasileiro. e tampouco houve posterior indicação ou eleição de outro presidente nacional desta República para além de Bento Gonçalves da Silva e Gomes Jardim.

Finalmente, os habitantes do território se declaram brasileiros e participam da vida política brasileira . carecendo assim do terceiro elemento fundamental para a existência legítima de qualquer Estado nacional.


Fonte :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Poncho_Verde

E assim termino esse pequeno texto, deixando aqui também a minha contribuição para a semana Farroupilha deste ano e se o Patrão Celeste assim o desejar, ano que vem, que eu possa comemorar no meu solo tão amado!
E endossando o que o Fred escreveu: Não precisamos provar mais nada!

No Más!

Nenhum comentário: